Resumo RAADI PARTE-I
CONCEITO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL NOVAS PERSPECTIVAS
Profª Julia regente SAAI desde 2003
Este referencial tem o objetivo de oferecer ao professor, indicativos para uma avaliação e acompanhamento da aprendizagem escolar dos alunos com deficiência intelectual, nos contextos comuns do ensino regular e subsidiar a avaliação pedagógica, as estratégias participativas utilizadas a metodologia e os níveis de apoio do mesmo considerando as áreas do desenvolvimento e acesso ao currículo, para atender as necessidades do DI, o que implica em profundas mudanças na concepção de educação e consequentemente nas concepções sobre avaliação do rendimento escolar e estas etapas podem ser subsidiadas pela teoria histórico-cultural, nos processos de mediação social e educacional, conforme a própria AAMR(2006).
A DI está baseada nas especificidades da própria deficiência, conceituadas em 5 dimensões:
- Dimensão I: Habilidades Intelectuais – concebida como capacidade geral de planejar, raciocinar, solucionar problemas, exercer o pensamento abstrato,compreender idéias complexas, apresentar rapidez de aprendizagem e aprendizagempor meio da experiência;
Dimensão II: Comportamento Adaptativo – considerando-se o conjunto de habilidades práticas, sociais e conceituais, com o seguinte significado:
• conceituais: relacionada aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação;
• sociais: relacionadas à responsabilidade, auto-estima, habilidades interpessoais,
credulidade e ingenuidade, observância de regras e leis.
• práticas: exercício da autonomia – atividades de vida diária, ocupacionais e de segurança pessoal.
Dimensão III: Participação, Interações, Papéis Sociais – que deverá considerar a participação do sujeito na vida comunitária – avaliação das interações sociais e dos papéis vivenciado pelas pessoas.
Dimensão IV: Saúde - condições de saúde física e mental – fatores etiológicos e de saúde física e mental.
Dimensão V: Contextos – relacionado ao ambiente sócio-cultural no qual a pessoa com deficiência intelectual vive e como se dá o seu funcionamento nestes contextos. Devem ser considerados:
• o microssistema – ambiente social imediato - família e os que lhe são próximos;
• o mesossistema – a vizinhança, a comunidade e as organizações educacionais e de apoio;
• o macrossistema – o contexto cultural, a sociedade e os grupos populacionais
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