16 de outubro de 2010

> Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

> O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

> No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o
> Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto
> falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam ap
> render e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

> Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
>
> Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
>
> O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
>
> A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
>

14 de outubro de 2010

13 de outubro de 2010

Concurso Capa de Caderno - Coleção 2011

Concurso Capa de Caderno - Coleção 2011
Tema - "O MELHOR LUGAR DO MUNDO É..."

PARABÉNS AOS 20 ALUNOS CLASSIFICADOS
ENTRE ELES ALUNA DA EMEF. NOÉ AZEVEDO  YASMIN BITENCOURT CALDAS 4ªC aluna da PROFESSORA DENISE BARBOSA PRADO

EVENTO DE PREMIAÇÃO
19/10/2010
A CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO CONTARÁ COM A PRESENÇA DOS 20 ALUNOS PREMIADOS.
20 PROFESSORES ORIENTADORES, 20 RESPONSÁVEIS, 2 AMIGOS DE CADA PREMIADO.


PROGRAMAÇÃO
9H
ALUNOS VENCEDORES E O SR. SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

VEJA AS FOTOS DO EVENTO






BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE - VISITA MONITORADA
Biblioteca Mário de Andrade é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do pais.
Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a primeira biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país, superada, apenas, pela Biblioteca Nacional.
Foi inaugurada em 1926, na Rua 7 de Abril, com uma coleção inicial formada por obras doadas pela Câmara  Municipal de São Paulo.

10h30

GABINETE DO PREFEITO
Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, 15 - 7ª andar - Centro
20 resposáveis (pai ou mãe)

12 de outubro de 2010

A São Paulo ideal para Beatriz Tomacheusk, 11 anos



O 'Jornal Estado’ convidou dez crianças para descobrir a cidade de seus sonhos. Elas cobram melhorias, entre elas estava Beatriz Tomacheusk, da 5ª A  aluna  da nossa escola. Participaram de várias atividades no jornal entre elas fizeram perguntas que foram respondidas pelo nosso prefeito Gilberto Kassab.


Acesse o link e veja na integra a matéria.





http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,a-sp-ideal-das-criancas-verde--divertida-e-sem-problemas,622963,0.htm

5 de outubro de 2010

Introdução

EMEF. "Professor Noé Azevedo"
Endereço: Rua São Cleto, nº165 
CEP: 02375 - 000 - Bairro: Tremembé - Tel: (11) 2203-9875
           SP-JT                

Histórico da unidade escolar:
A escola foi criada pelo decreto nº3.206 de 23/08/1956.

Inicio de funcionamento: 19/10/1956

Denominações anteriores:
- Escola "Mista do Tremembé".
- EMPG "Professor Noé Azevedo"

Denominação atual:
- EMEF "Professor Noé Azevedo"

Histórico do Patrono da Escola: Noé Azevedo

Noé Azevedo nasceu na cidade mineira de Dores da Boa Esperança, no dia 01 de Dezembro de 1896 e faleceu em Setembro de 1972. Em 1915 ingressou na faculdade de direito do Largo São Francisco, participando de todos os lances cívicos. Recebeu em 7 de maio de 1920, o grau de Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais.
Escreveu para o jornal de Comércio de São Paulo, sendo suas crônicas publicadas pelos jornais " O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo".
Conquistou o título de nomeação para exercer o cargo de professor catedrático de Direito Penal da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, onde revelou seu extraordinário talento e grande cultura.
Exerceu o cargo de jurista durante 30 anos. Figurou como integrante do Conselho Provisório da Ordem dos Advogados do Brasil, da qual foi presidente de 1939 a 1965.
Como professor, suas aulas demonstraram seu grande amor à liberdade, aos princípios garantidos dos direito individuais, postulados que defendeu desde sua ascensão à cátedra até o último momento.
Dedicou-se às causas dos menores e dos abandonados a quem defendeu com o sabor da certeza e da sinceridade.
A Escola Noé Azevedo, como justa homenagem à aquele que foi defensor da justiça, foi concedido pela faculdade onde lecionou por vários anos, o título de Professor Emérito.
É o pouco que a academia pode fazer por quem muito fez para São Paulo e pelo Brasil.    

Texto retirado do PP da escola. 
(Digitado por: Patricia Zanella e Thainá Camareiro - Alunas da 8ª série B)

Agradecimentos, 
A Direção.